terça-feira, outubro 24, 2006

Alunos em Teste

Há tantos anos que ensino e reparo sempre que, em altura de testes, os alunos adoptam duas posturas - a saber: os primeiros - e talvez os mais "felizes" - usam estratégias bem concebidas e elaboradas, ou seja, não estudam [para quê? tenho sempre negativa; não vale a pena]; os outros, caso mais complicado, nunca se sabe a sua reacção. São os "stressados", aqueles que passaram a noite a estudar e para quê? Afinal só saiu o que não estudei! ou ainda Com alguma sorte consigo 50%.
Enquanto estou sentada à secretária, esperando o tempo passar lentamente, vou observando o que me rodeia (lembra Cesário): oX espreita o teste do vizinho, mas com cautela, não vá a "stora" ver; a Y acha que é mais interessante ir tirando o verniz das unhas - "Quem me mandou pintar as unhas desta cor? Fica horrível!"; oK estende-se ao comprido em cima da mesa, um braço tapando a cara e o outro tapando a folha do teste - "Não sei isto. Em vez de estar na Net devia ter estudado esta matéria, mas o W disse-me que nao saía, lá fora eu digo-lhe! Mais um desenho; ainda bem que tenho o rascunho." A perna teima em mexer-se a um ritmo assombroso e incomoda a colega do lado, mas a Q nada pode fazer, sempre foi assim. E um sem fim de casos, alguns hilariantes, no espaço que medeia a entrada na aula e o "bendito" toque de saída. Os 90 minutos mais traumatizantes na vida de um estudante.
Mas, ironias à parte, sei que a maioria faz sempre o seu melhor e aqueles que não o fizeram hoje, fá-lo-ão amanhã, porque tudo isto faz parte de nós, quem somos e como somos. E temos sempre de saber aceitar as diferenças em cada um de nós, pois só assim podemos viver em sociedade.
Este texto é para vocês!
Beijinhos :)

2 comentários:

tiago sousa disse...

kkkk..!! brutal oh storaa! uhauahauuaa eu identifico me com aquele socio"..estende-se ao comprido em cima da mesa, um braço tapando a cara e o outro tapando a folha do teste.." hihihihi ta curtiddoo.... halla

sahara disse...

nada escapa aos olhos (já treinados) de um profissional ;)

beijos *